3 Maneiras de aumentar as vendas diretas do seu hotel

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Aumentar a visibilidade, crescer em lucratividade e gerar fidelização. Os hotéis estão sempre procurando os melhores caminhos para garantir estas três metas, afinal ser referência em qualidade e preço justo é uma tarefa difícil e bastante concorrida no mercado. Os sites de reservas como Booking, Decolar e Hoteis.com surgiram como uma oportunidade de se lançar com maior projeção e também ser uma porta de acesso, porém para ser competitivo era necessário oferecer preços mais baixos que os comumente praticados.

Neste movimento, as vendas diretas pelo hotel caíram, dando margem ao crescimento destes sites de reservas. Duas situações passaram a acontecer: ou se vendia mais por um preço baixo, utilizando os sites de reservas, ou se vendia menos por um preço melhor, através de vendas diretas. Hoje o mercado se movimenta em atrair os clientes para voltar a comprar diretamente e por um valor bem justo através de alguns fatores, e todos eles estão baseadas no marketing.

Inbound Marketing

O site do hotel precisa ser encontrado facilmente na internet, esta é a primeira ação para alavancar as vendas diretas. Para trazer visibilidade se faz necessário investir no marketing de conteúdo, o chamado inbound marketing. A página precisa oferecer ao hospede em potencial não somente as informações quanto as comodidades e serviços existentes no hotel, mas também textos atraentes sobre assuntos tangenciais ao negócio, porém interessantes a ele. Criar personalização para o público-alvo, cativando o interesse de se manter sempre conectado nas novidades, resultando em efetivação de reservas. Estar nas redes sociais, em melhores posições nas pesquisas no Google, todas essas ações são possíveis com o inbound marketing.

Invista em pré-venda

Uma vez atraídos para o site, realizar campanhas de pré-vendas é eficiente para o crescimento das vendas diretas, uma vez que interagem automaticamente com o potencial cliente, principalmente quando ele está em processo de decisão de compra. Isso porque o cliente é movido em primeiro lugar pelo desejo de viajar, que muitas vezes significa realização de sonho, portanto explorar este subjetivo oferecendo condições acessíveis a ele pode ser uma maneira de fisgá-lo. Realizar campanhas de pré-venda com leads altamente qualificados, envolvendo ele ao máximo na campanha produzida e aproveitando o timing de compra dele. O conceito está em entregar a mensagem certa, no momento certo, para a pessoa certa.

Atuar efetivamente pelo feedback positivo

O grande sucesso acontece quando o que é oferecido ao cliente precisa ser refletido na experiência dele no hotel, porque vai gerar retorno positivo para o empreendimento, atraindo mais clientes e melhorando os serviços. Além de que estes comentários positivos dos clientes, dentro do próprio site do hotel ou por outros como o Trip Advisor, permitem incrementar os preços. Dar luz as qualidades do serviço faz com que o empreendimento se diferencie dos outros que estão ao redor e que exploram o mesmo tipo de público. As opiniões dos clientes serão convertidas em mais visitas ao site e, consequentemente, mais compras. O usuário confia na opinião de outros que estiveram hospedados, sendo fator determinante na decisão de reserva, portanto manter este salto positivo resulta em sucesso.

 

Sobre o autor

Marcos Paulo da Costa

Criador do portal Marketing Moderno, profissional de Marketing com experiência no ramo Imobiliário desde 2006 e Consultor de Marketing Digital desde 2012, com certificação de Inbound Marketing da HubSpot, focado em planejamento e gestão de marcas online. Experiência na área comercial e marketing, com desenvolvimento de produtos, planejamento comercial, relacionamento com o cliente, pesquisas, treinamento e liderança de equipes.

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