As redes sócias tem uma grande importância para as empresas que buscam criar ou aproximar seu relacionamento com seus clientes e interagir com eles. Entre essas redes sociais o Instagram se destaca, principalmente devido a sua alta taxa de engajamento. Segue alguns números:
-São mais de 400 milhões de pessoas ativas mensalmente;
-No total mais de 75% da comunidade fora dos Estados Unidos;
-Mais de 40 bilhões de fotos compartilhadas até hoje ;
-3,5 bilhões de curtidas por dia ;
-Mais de 80 milhões de fotos compartilhadas por dia;
O Instagram mostrava um poder de engajamento 15 vezes maior do que o apresentado pelo Facebook, segundo dados do L2 Business Inteligence.
Como qualquer plataforma, canal ou mídia, o Instagram deve ser tratado de maneira a complementar o planejamento de marketing digital do seu negócio e para isso deve ser definido uma estrategia para tirar o maior proveito dele e conseguir melhorar o seu desempenho.
Qualquer tipo de negócio pode usar o Instagram, empresas com produtos físicos e serviços podem aproveitar ainda mais a plataforma. A seguir, confira algumas dicas de como utilizar o Instagram para melhorar o desempenho do seu negócio:
Primeiro de tudo, configure sua conta para o seu negócio:
Faça uma boa descrição na sua Bio que esteja alinhada com a estrategia de conteúdo definida para o seu perfil e que conduza o usuário a clicar no link do seu site ou landing page, pois é a única parte da rede social de onde você pode enviar tráfego, coloque um número de contato que esteja veiculado com o whastapp.
Faça um mix de conteúdo:
Elabore um planejamento de conteúdo diversificado. Nesse planejamento não deixe de colocar uma serie de dicas e benefícios, pois seu usuário precisa ser educado para seu mercado.
Utilize bem as hashtags, mas não abuse delas:
As hashtags são essenciais para uma boa divulgação da sua postagem e do seu perfil, objetivo dela é agrupar postagens do mesmo tema. Escolha no máximo 5 hashtags para acompanhar sua postagem e mais 20 para você colar nos comentários, pesquise bem quais hashtags tem o maior volume de procura e sempre esteja atualizando sua lista.
Exiba seu backstage, os bastidores do seu negócio:
Se seu negócio é um produto, procure mostrar a linha de produção dele postando cada etapa da montagem, os funcionários responsáveis até a chegada nas prateleiras. Mas seu negócio sendo um serviço, aproveite o instagram para divulgar suas vantagens, seu diferencial, a utilização pelos seus clientes e forneça dicas sobre seu mercado. Isso faz com que seu publico tenha uma sensação de intimidade com seu negócio.
Conteúdo não é tudo, estratégia e interação complementa ele:
Não adianta você ter o melhor conteúdo do mundo se você não tem uma estratégia definida para conseguir uma boa audiência e principalmente se você não interage com seu público. Crie o costume de responder todos os comentários feitos em suas postagens e depois comece a realizar comentários nas imagens postadas pelos seus possíveis clientes, outra forma de criar uma audiência é começar a seguir perfis de pessoas que possam a ser seus futuros cliente, identifique esses perfis através de hashtags ou de perfis que ele segue.
Fiquem atentos, pois o Instagram já anunciou mudanças e entre elas está a criação de um perfil diferente para as empresas, assim a rede social tratará os usuários pessoais e os corporativos de maneira diferente.