5 dicas para utilizar o seu Instagram para desenvolver o marketing do seu negócio.

2410 Vizualizações Deixe um comentário

As redes sócias tem uma grande importância para as empresas que buscam criar ou aproximar seu relacionamento com seus clientes e interagir com eles. Entre essas redes sociais o Instagram se destaca, principalmente devido a sua alta taxa de engajamento. Segue alguns números:

estatistica instagram

 

 

-São mais de 400 milhões de pessoas ativas mensalmente;

-No total mais de 75% da comunidade fora dos Estados Unidos;

-Mais de 40 bilhões de fotos compartilhadas até hoje ;

-3,5 bilhões de curtidas por dia ;

-Mais de 80 milhões de fotos compartilhadas por dia;

O Instagram mostrava um poder de engajamento 15 vezes maior do que o apresentado pelo Facebook, segundo dados do L2 Business Inteligence.

Como qualquer plataforma, canal ou mídia, o Instagram deve ser tratado de maneira a complementar o planejamento de marketing digital do seu negócio e para isso deve ser definido uma estrategia para tirar o maior proveito dele e conseguir melhorar o seu desempenho.   

Qualquer tipo de negócio pode usar o Instagram, empresas com produtos físicos e serviços podem aproveitar ainda mais a plataforma. A seguir, confira algumas dicas de como utilizar o Instagram para melhorar o desempenho do seu negócio:

Primeiro de tudo, configure sua conta para o seu negócio:

WhatsApp-Image-20160606Faça uma boa descrição na sua Bio que esteja alinhada com a estrategia de conteúdo definida para o seu perfil e que conduza o usuário a clicar no link do seu site ou landing page, pois é a única parte da rede social de onde você pode enviar tráfego, coloque um número de contato que esteja veiculado com o whastapp.

 

Faça um mix de conteúdo:

Elabore um planejamento de conteúdo diversificado. Nesse planejamento não deixe de colocar uma serie de dicas e benefícios, pois seu usuário precisa ser educado para seu mercado.

Utilize bem as hashtags, mas não abuse delas:

O-que-significa-hashtagAs hashtags são essenciais para uma boa divulgação da sua postagem e do seu perfil, objetivo dela é agrupar postagens do mesmo tema. Escolha no máximo 5 hashtags para acompanhar sua postagem e mais 20 para você colar nos comentários, pesquise bem quais hashtags tem o maior volume de procura e sempre esteja atualizando sua lista. 

Exiba seu backstage, os bastidores do seu negócio:

Se seu negócio é um produto, procure mostrar a linha de produção dele postando cada etapa da montagem, os funcionários responsáveis até a chegada nas prateleiras. Mas seu negócio sendo um serviço, aproveite o instagram para divulgar suas vantagens, seu diferencial, a utilização pelos seus clientes e forneça dicas sobre seu mercado. Isso faz com que seu publico tenha uma sensação de intimidade com seu negócio.

Conteúdo não é tudo, estratégia e interação complementa ele:

Não adianta você ter o melhor conteúdo do mundo se você não tem uma estratégia definida para conseguir uma boa audiência e principalmente se você não interage com seu público. Crie o costume de responder todos os comentários feitos em suas postagens e depois comece a realizar comentários nas imagens postadas pelos seus possíveis clientes, outra forma de criar uma audiência é começar a seguir perfis de pessoas que possam a ser seus futuros cliente, identifique esses perfis através de hashtags ou de perfis que ele segue.   

postagem insta intera

    

Fiquem atentos, pois o Instagram já anunciou mudanças e entre elas está a criação de um perfil diferente para as empresas, assim a rede social tratará os usuários pessoais e os corporativos de maneira diferente.

 

imagem insta

Sobre o autor

Marcos Paulo da Costa

Criador do portal Marketing Moderno, profissional de Marketing com experiência no ramo Imobiliário desde 2006 e Consultor de Marketing Digital desde 2012, com certificação de Inbound Marketing da HubSpot, focado em planejamento e gestão de marcas online. Experiência na área comercial e marketing, com desenvolvimento de produtos, planejamento comercial, relacionamento com o cliente, pesquisas, treinamento e liderança de equipes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *