A influência das cores na Publicidade e Propaganda

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Desde a antiguidade até os dias de hoje as cores são uma representatividade do nosso mundo. O homem busca a cor para se expressar, citando por exemplo pinturas corporais de guerreiros antigos e indumentárias de cortes do mundo inteiro, mostrando nobreza e status. Visitando as grandes catedrais, podemos ver os vidrais coloridos e bem trabalhados, tudo nas cores que para quem está observando entenda a mensagem que deve ser passada. Muitas vezes dependendo da região, podem ter um significado sem uma descrição ou sendo conhecidos universalmente como os sinais de trânsito, definidos pelo verde, amarelo e vermelho. Expressões como “roxo de raiva” ou “vermelho de vergonha” com certeza já foram ouvidas. Não há como negar, o homem é atraído por uma infinidade de tons e cores. As cores exercem um papel psicológico importante. Elas são usadas para estimular, acalmar e no caso da propaganda, vender. Utilizando-se delas para despertar sensações, atrair e influenciar na escolha. A publicidade e propaganda não vende assim por dizer, mas busca criar o estímulo para levar o cliente até o produto ou serviço. Quando a agência de publicidade escolhe a cor para a campanha ou peça, tenha certeza de uma coisa, foram horas pesquisando a cor correta para atingir o target e ficar equilibrado com a arte. Portanto, quando você ver uma logomarca, peça de outdoor ou display, pense antes de querer trocar a cor para uma que você acha bonitinha. Vejamos algumas tabelas mostrando o que cada cor tem como significado na propaganda e elas sendo aplicadas em marcas conhecidas mundialmente.

 

Cada cor tem seu significado. Algumas cores são universalmente ligadas a um sentimento e tem uma ótica geral para o mundo. Na tabela abaixo podemos ter uma visão delas.

cores

 

 

Como base em como as cores passam em sentimento, a publicidade e propaganda as usa para atingir seu target. Vejamos na tabela a seguir algumas marcas que se utilizam desses sentimentos.

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Após essa análise,  nos identificamos mais com a relação das cores e o impacto delas em nosso target. Às vezes podemos nos deparar com o regionalismo, por exemplo, azul nos Estados Unidos pode significar tristeza e solidão, dependendo da forma que se use. Por esse motivo é necessário que se faça sempre um estudo e dedique um bom tempo para a escolha certo em sua Logo, peças de divulgação e campanhas.

 

Bônus:

Confira abaixo um infográfica detalhado e fácil de entender do mundo das cores no Marketing, aplicável em qualquer área da comunicação.

Infográfico

 

 

 

imoveis na orla maceio

Sobre o autor

Eduardo Figueirêdo

Depois de um tempo como free-lance em Publicidade e Propaganda, entrou para a Revista OUSH Brasil na área de criação, diagramação e revisão. Diretor de produção e redes sociais do Coliseu Extreme Fight, onde cria tanto peças para internet quanto divulgação externa. Ama a Publicidade e Propaganda!

4 Comments
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    Micheli

    05/01/2017 às 20:13

    Excelente conteúdo!

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    Filismina Alberto Milice

    17/04/2017 às 11:49

    As cores são mesmo de extrema importância no mundo da publicidade. Temos de comprar algo ou aderir a um certo serviço estimulados pela cor que nos identifica ou que gostamos.

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    Gabriel Moraes

    06/09/2017 às 23:41

    Conteúdo sensacional . Muitas pessoas não reparam , mas as cores são extremamente importantes para a apresentação de algo , como uma marca por exemplo. Também devemos ficar atentos ao exagero , expor de mais uma cor as vezes faz com que ela perca a essência. Por exemplo , se você tem uma parede totalmente rosa e coloca um objeto de uma cor mais neutra , a atenção vai ser voltada a esse objeto. Agradeço aos autor. Estou muito satisfeito com o conteúdo !!

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