Anúncios no Instagram, o que esperar deles?

3696 Vizualizações Deixe um comentário

No mundo, o Instagram reúne mais de 400 milhões de usuários ativos mensais, que compartilham cerca de 80 milhões de fotos e vídeos por dia. E o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos em número de usuários, devido a isso, não poderia ficar de fora das propagandas na rede social, que começou a introduzir aos poucos, anúncios no feed dos brasileiros.
rotulo patrocina instagramComo vem acontece em outros países, fotos e vídeos de anunciantes estão marcados com a palavra “patrocinado” acima da imagem. Os usuários poderão ainda esconder anúncios e enviar comentários sobre eles. Os primeiros anúncios no Instagram, na fase de testes, foram realizados por um grupos reduzido (seleto) de agencias selecionadas, composta pela Africa, Almap, CuboCC, DM9DDB, F.biz, JWT e Wieden+Kennedy e somente para 20 marcas.

Segundo a empresa, os anúncios serão gradualmente integrados à plataforma e terão que exibir “campanhas que somem à experiência das pessoas no Instagram e mantenham valores-chave de simplicidade, criatividade e comunidade”.

Anúncios no Instagram

 

O inicio dos anúncios vem para o mercado brasileiro em um momento em que o setor de links patrocinados, os famosos ads, tem encontrado grandes iniciativas em diferentes redes. E para manter o alto nível de competição, o Instagram não mediu esforços, com um baixo custo (nas faixa de US$ 0,02 por view) e uma alta eficiência de seus anúncios por vídeo, com o CTR de campanhas de vídeo sendo o dobro do apresentado pelo Facebook, de 1,5% e 0,84%, respectivamente. Outro destaque ainda referente aos anúncios em vídeo foi a mudança do tempo de duração, passou de 15 para 30 segundos.

 

Aliado a isso, ainda há os novos formatos de anúncios; formato carrossel e website click, permitindo formas diferenciadas dos usuários terem acesso ao conteúdo das empresas e ainda os anunciantes podem colocar links externos em seus ads.

 

Fabricio Proti, diretor de desenvolvimento de marcas do Instagram para a América Latin, destaca: “O Instagram é um espaço para expressão e criatividade. Estamos muito animados com as campanhas que as agências e as marcas desenvolveram para o Instagram e temos certeza que agregará ao conteúdo de alta qualidade que a nossa comunidade já se dedica tanto em produzir”.

 

No Brasil, o Instagram tem adquirido novos usuários gradativamente e, segundo informações da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, elaborada pela Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República e que analisa os hábitos de consumo de mídia da população brasileira, o Instagram ocupa o 4º lugar entre os aplicativos de comunicação mais utilizados pelos usuários no país, ficando somente atras de facebook, whatsapp e youtube.

 

Veja os comentários das agencias que foram responsáveis pelas primeiras campanhas no Instagram:

 

Africa

 

“Ficamos muito honrados e felizes com esta oportunidade de ser uma das primeiras agências no Brasil a criar para a nova plataforma de publicidade. E, de cara, já deu pra ver duas coisas: o imenso potencial que esse novo formato terá na construção de marcas no universo mobile e o ótimo desafio que agências e clientes terão para criar peças respeitando a estética natural do Instagram”, afirma Eco Moliterno, vice-presidente de Criação da Africa.

 

Almap

 

“O Instagram é uma das plataformas digitais mais inspiradoras que temos atualmente. Um lugar onde as pessoas querem ver fotos bonitas, criativas, engraçadas, onde o velho chavão ‘uma imagem vale por mil palavras’ é totalmente verdadeiro. Colocar marcas ali e fazer com que elas sejam amadas não é uma tarefa fácil. Por isso, criamos pequenas histórias para que as pessoas se identifiquem com o conteúdo. Histórias nas quais beleza é fundamental”, diz Luciana Haguiara, diretora de criação digital da AlmapBBDO.

 

CuboCC

 

“Não dá para não reconhecer o sucesso da plataforma Instagram e o excelente trabalho que ele esta fazendo com grandes marcas em outros mercados. Para este lançamento no Brasil, a CUBOCC não poderia ficar de fora”, diz Roberto Martini, CEO/Chief Creative Officer FLAGCX.

 

DM9DDB

 

“Hoje, onde tempo é a grande moeda, um planejamento com insumos de previsibilidade é mais que um laboratório de compreensão da relação dos consumidores com sua marca, é  uma ferramenta de diferencial competitivo para alavancar relacionamento e até negócios pela internet”, afirma Igor Puga, Chief Interactive Officer da DM9DDB.

 

F.biz

 

“O Instagram é uma mídia poderosa. Quem souber integrá-la ao planejamento da marca terá condições de construir uma comunicação verdadeiramente integrada”, diz Roberto Grosman, co-CEO da F.biz.

 

JWT

 

“Esta ação mostra a sintonia da Avon com sua consumidora. É estar presente em uma plataforma que permite explorar alguns dos melhores assets da marca. É a expressão da AVON, na linguagem do Instagram e da mulher atual, trazendo a beleza de uma forma jovial, charmosa e bem-humorada”, afirma Andreia Kalvon, diretora de mídia da J.Walter Thompson.

 

Wieden+Kennedy

 

“O Instagram sempre esteve no radar de nossos clientes, e estamos muito felizes em ter Sonho de Valsa como um dos primeiros anunciantes da plataforma no Brasil. Lançar a nova campanha de uma marca tão querida pelos brasileiros numa plataforma igualmente adorada é uma feliz coincidência para nós”, diz Renato Simões, Executive Creative Director da Wieden+Kennedy SP.

E agora?

Basta que as empresa entendam como utilizar todos esses novos formatos a seu favor, não somente pensando em utilizar para o comercio social (social commerce) através das redes, mas alinhando com a criação de conteúdo relevante e, assim, aumentar os níveis de interação com os usuários. Agora vamos observar como o mercado e os usuários vão reagir a esses novos formatos.

 

Sobre o autor

Marcos Paulo da Costa

Criador do portal Marketing Moderno, profissional de Marketing com experiência no ramo Imobiliário desde 2006 e Consultor de Marketing Digital desde 2012, com certificação da metodologia 8ps, focado em planejamento e gestão de marcas online. Experiência na área comercial e marketing, com desenvolvimento de produtos, planejamento comercial, relacionamento com o cliente, pesquisas, treinamento e liderança de equipes. Desenvolvedor e Presidente do Coliseu Extreme Fight, considerado o melhor evento de MMA do Brasil nos anos de 2014 e 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *