Conhecendo os melhores horários e momentos para ter sucesso nas redes sociais.

8325 Vizualizações Deixe um comentário

É essencial para o sucesso das marcas conhecerem a movimentação e a dinâmica dos usuários das redes sociais, cada vez mais, as agências e empresas precisam conhecer o seu público nas redes sociais, para direcionar o conteúdo certo, na rede certa e no horário com mais impacto.

Essa dinâmica do horário nobre das redes sociais vem tendo alterações, os picos de interação têm migrado para os dias da semana, ao contrário do que ocorria em anos anteriores, antes, as pessoas acessavam mais quando estavam em suas casas, aos finais de semana, via desktop. Agora, com as conexões de dados e os smartphones, elas acessam no dia a dia, no caminho do trabalho para casa e vice-versa. Essa é uma transição importante e as marcas precisam estar atentas a ela.

O aumento de usuários e de suas interação nas redes sociais, tem como consequência que os feeds estão cada vez mais cheios e, por isso, é muito difícil prender a atenção dos usuários. Isso se torna ainda mais complicado quando o conteúdo não é de um amigo na rede social, e sim de uma marca. Mapear quais os dias e horários de destaque é essencial para conseguir entender e conhecer o comportamento dos usuários nesses canais e, assim, pensar em estratégias mais eficazes de relacionamento.

Uma analise das três principais redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook):

Twitter: Apresentou redução de tweets aos finais de semana – com exceção do domingo à tarde, quando ocorrem os jogos de futebol e os posts ganham peso até por volta das 23h, o que também acontece às quartas. O pico da rede, no entanto, foi às terças, entre 23h e 24h, e às quartas, das 21h às 22h. O microblog tem maior interação no período noturno, com movimentação ganhando força à partir das 17h até o final da noite.

Comportamento ao longo de cada dia da semana no twitter
Clique para ampliar
Audiência no twitter durante a semana
Clique para ampliar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instagram: Tem o seu pico as sextas, entre 19h e 20h, possivelmente quando os usuários celebram a chegada do fim de semana e do happy hour. Após esse horário, nas sextas-feiras à noite, as pessoas começam a se afastar das três redes analisadas. O sábado ainda é o dia mais movimentado da rede social de fotos, mas quarta, quinta e sexta registraram aumento de participações nas postagens.

Comportamento durante os dias da semana no Instagram
Clique para ampliar
Audiência durante a semana no Instagram
Clique para ampliar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook: Na maior rede social do planeta, os dias mais importantes passaram a ser terça e quarta, que agora respondem por cerca de 16% do volume de menções, cada um. Antes, quinta e sexta eram os dias mais relevantes. O horário de pico seguiu essa linha, com cerca de 800 mil posts às quartas-feiras, das 11h às 12h.

Postagens durante os dias da semana no Facebook
Clique para ampliar
Postagens durante os dias da semana no facebook
Clique para ampliar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os horários nobres trazem uma melhora de performance, mas nada que determine o sucesso da estratégia, o horário pode ser mais valioso em algumas mídias do que em outras. No Instagram ele é mais relevante, já no Twitter, para sucesso de verdade, estamos falando de tempo real e, no Facebook, o êxito é determinado pela análise do perfil da audiência aliada a uma estratégia de mídia paga (Facebook Ads) para maximizar os resultados.

Cada tipo de público tem um comportamento diferente nas redes sociais. Por isso, é importante identificar, conhecer e analisar a sua audiência específica na hora de criar e aplicar seu plano de marketing de conteúdo.

Fonte de dados: Estudo de horários nobres das Redes Sociais da Scup, clique aqui para conhecer o relatório completo .

 

Sobre o autor

Marcos Paulo da Costa

Criador do portal Marketing Moderno, profissional de Marketing com experiência no ramo Imobiliário desde 2006 e Consultor de Marketing Digital desde 2012, com certificação da metodologia 8ps, focado em planejamento e gestão de marcas online. Experiência na área comercial e marketing, com desenvolvimento de produtos, planejamento comercial, relacionamento com o cliente, pesquisas, treinamento e liderança de equipes. Desenvolvedor e Presidente do Coliseu Extreme Fight, considerado o melhor evento de MMA do Brasil nos anos de 2014 e 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *