Google, Facebook, Instagram e Linkedin, qual o melhor para anunciar?

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Está aí uma perguntinha espinhosa. Seria fácil respondê-la com “anuncie nessa plataforma” e ponto final, mas não resolveria a questão com veracidade. Para entender o motivo de anunciar em qualquer plataforma, é preciso entender um ponto básico acerca do que significa a internet. Sim, a internet em si. Todos dizemos a rede mundial de computadores, mas pouco de nós paramos para pensar que rede significa conteúdos interligados, ou seja, todo o material disponível na internet se comunica entre si.

Por isso, a melhor maneira de responder a esse questionamento moderno “Google, Facebook, Instagram e Linkedin, qual o melhor para anunciar?” é entender para que cada uma dessas ferramentas serve e, depois, traçar uma estratégia.

1) Anunciar no Google: existem duas formas de anunciar no Google. A primeira delas são os anúncios pagos, que têm ficado cada vez mais relevantes.
A outra forma de anunciar é de maneira orgânica, ou seja, através de marketing digital. Esse tipo de estratégia é algo que se constrói passo por passo, mas que vale muito a pena. Ao contrário do anúncio pago, o material produzido por meio do marketing digital permanece e, cada vez mais, vai construindo autoridade.

Hoje, ser encontrado pelo mecanismo de busca do Google é nada mais do que essencial. Por isso, se você ainda não investe em SEO e marketing digital está na hora de começar.

2) Anunciar no Facebook: a plataforma de Mark Zuckerberg é um tanto quanto controversa, porque tem se transformado em palco para divulgação de fake news e de todo tipo de boataria. Há quem diga que Trump ganhou nos EUA fazendo uso desse tipo de estratégia.

Dessa forma, o melhor seria ficar fora desse terreno minado, certo? Errado. Por quê? Se você tem uma empresa, saiba que quem deve falar em nome dela são seus responsáveis. Por isso, ter e manter uma página frequentemente atualizada no Facebook é uma forma de se proteger de conteúdo fakes. Mas, mais do que isso, e é aqui que entra a estratégia, a página no facebook deve servir como divulgação para a sua campanha de marketing digital e os conteúdos produzidos. Nesse ponto, a integração exigida pela internet acontece e uma plataforma chama para outra.

3) Anunciar no Instagram: as pessoas simplesmente amam o Instagram. E talvez, essa seja a plataforma mais fácil para produção de conteúdo. Para apostar nessa ferramenta, atente para sua linguagem visual e comece a produzir material voltado para essa funcionalidade.

Para isso, vale contar com bons profissionais que entendam esse mercado. Aposte em fotos que despertem a curiosidade e que façam sonhar. Produza material de qualidade, faça tags de forma correta e veja seu negócio começar a ser mencionado por aí. Essa é a grande sacada, uma vez que está online pode ser repassado infinitamente.
Lembre-se da necessidade de integração.

4) Linkedin: das 4 ferramentas disponíveis, o Linkedin é a única voltada especificamente para o mercado B2B. Isso porque o Linkedin é uma rede de contatos de trabalho. Essa plataforma é bastante importante para quem tem uma empresa que vende para empresa (B2B). Visto que nesse modelo de negócio, nas duas pontas, existem empresas, o Linkedin é o lugar ideal para entrar em contato com potenciais clientes, gerar leads e empregar estratégias de marketing digital. No caso das B2B, o Linkedin ajuda não só ajuda a manter uma lista de contatos profissionais e, portanto, trabalhar o networking, como também a promover anúncios para atrair clientes.

Sobre o autor

Marcos Paulo da Costa

Criador do portal Marketing Moderno, profissional de Marketing com experiência no ramo Imobiliário desde 2006 e Consultor de Marketing Digital desde 2012, com certificação de Inbound Marketing da HubSpot, focado em planejamento e gestão de marcas online. Experiência na área comercial e marketing, com desenvolvimento de produtos, planejamento comercial, relacionamento com o cliente, pesquisas, treinamento e liderança de equipes.

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