Inbound Marketing – Objetivo, Vantagens e Resultados

436 Vizualizações Deixe um comentário

O jeito de comprar do consumidor moderno mudou, o fato é que ele está ainda mais exigente não só ao comprar um produto como no pós-venda e na maneira como ele se relaciona com a marca. Com a competitividade do mercado o inbound marketing tem sido uma alternativa para atrair o cliente moderno.

No Brasil, o número de usuários que consomem conteúdos online cresceu consideravelmente. O Google realizou uma pesquisa recentemente na América Latina e detectou que 62% dos consumidores buscam informações online antes de realizar uma compra. Os sites de buscas e as redes sociais são os principais meios onde os usuários procuram por indicações, sendo que 32% deles também conversam ou compartilham informações antes de adquirir um produto ou serviço desejado.

Diante deste cenário é preciso que as empresas se adaptem a essa realidade. E a partir daí novas estratégias de marketing digital estão surgindo para ajudar no aumento de conversão de vendas. E que tal saber um pouco mais sobre o assunto para investir em melhorias? Você já ouviu falar em inbound marketing?

O que é?

Em uma tradução livre, o termo “Inbound Marketing” pode ser definido como o “marketing de atração”. Ele é considerado como uma estratégia de marketing digital baseada em quatro pilares: atrair, converter, relacionar e analisar.
Focado na criação de conteúdo qualificado que caminha em paralelo com os interesses do seu público-alvo. Estas ações têm objetivo garantido: atrair tráfego para o seu site que serão convertidos em leads qualificados, clientes e possíveis promotores da sua marca.

etapas_inbound-marketing_maceio

 

O inbound marketing tem como objetivo cinco grandes ações:

  1. Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  2. Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  3. Atrair clientes potenciais;
  4. Gerar conteúdos que fazem diferença;
  5. Otimizar o processo de vendas.

Os passos para aplicar Inbound Marketing

Defina seu público-alvo: qual o perfil de pessoas que se interessam pelo produto que você vende? Faça um estudo das suas buyer personas, que a tradução corresponde a “cliente ideal”, uma representação detalhada do seu público-alvo. Tendo isso definido, é possível criar estratégias assertivas, baseadas em estudos, facilitando a abordagem, métodos de linguagem e propondo uma comunicação personalizada de acordo com as características e necessidades do seu cliente.

Invista em produção de conteúdo:

Uma das principais estratégias do inbound marketing é a criação de conteúdo relevante para os consumidores. Ao disponibilizar conteúdos de qualidade a empresa se torna referência em seu ramo de atuação. Lembre-se que o propósito é levar conhecimento e informação para os usuários e em segundo plano vender o seu negócio.

Crie conteúdo para todas as etapas do funil de vendas:

inbound-marketing-cliente-vendasNa primeira etapa, identificada como descoberta ou aprendizado é preciso despertar o interesse do usuário por um determinado assunto e fazer com que ele perceba que tem um problema ou ainda que existe uma boa oportunidade de negócio. Na segunda etapa, onde acontece o reconhecimento do problema, é o gancho para que você apresente as soluções para a dor do cliente. A terceira etapa é entendida como consideração da solução, neste momento o consumidor já identificou possíveis soluções para o seu problema e é agora que você precisa mostrar para ele o nível de urgência para resolução dessa questão. E por fim, a última etapa que é a decisão de compra, nesta hora o comprador está avaliando os concorrentes e você precisa ressaltar os seus diferenciais e as vantagens em adquirir seu produto/serviço para que ele concretize a compra.

Vale ressaltar que estes conteúdos podem ser disponibilizados em posts de blogs, redes sociais, e-mail marketing, e-books, whitepaper e etc. É preciso planejar estrategicamente qual a melhor ferramenta para cada etapa.

Desenvolva uma landing page:

Esta é uma das partes mais importantes do processo. São nestas páginas que os usuários devem cair após uma determinada ação, seja clicando em um anúncio, e-mail marketing ou qualquer outro método de divulgação do seu serviço ou produto. As landing pages são utilizadas estrategicamente para transformar visitantes em leads qualificados, por meio de informações valiosas dos clientes como nome, e-mail, telefone e etc. Nesta etapa, você deve criar um formulário de cadastro, não muito extenso, reunindo informações para que posteriormente você possa ofertar conteúdos e produtos/serviços para este cliente.

Compartilhe materiais:

Criar estratégias que valorizem a produção de conteúdo é um aspecto fundamental para que o inbound marketing de certo. Levar os usuários das redes sociais até seu blog e site, é um bom gancho para gerar leads qualificados. Além disso, mantenha seu conteúdo online sempre atualizado e crie um bom relacionamento com seus seguidores.

Lembre-se que: um dos maiores segredos para gerar engajamento nas redes sociais é compartilhar o que realmente seu público-alvo quer saber e não apenas o que a empresa quer falar.

Funil-Inbound-Marketing-Clientes-Maceio

Vantagens e resultados do Inbound Marketing

O fato dos consumidores procurarem soluções para os seus problemas por meio de mecanismos de busca, abrindo e-mails em diferentes dispositivos e navegando o tempo todo nas redes sociais já são ótimos argumentos pelos quais sua empresa não pode ficar de fora dessa nova maneira de fazer marketing.

Com Inbound Marketing os departamentos de marketing e vendas trabalham juntos, isso parece óbvio para qualquer empresa, mas na prática nem sempre as coisas funcionam assim. A questão é que para abordar o consumidor contemporâneo é preciso se adequar as novas estratégias do processo de vendas.

Nas ações propostas pelo inbound marketing é possível identificar facilmente o valor investido, onde foi investido e qual é o retorno disso para sua empresa.

Além do retorno garantindo, o inbound marketing custa cerca de 62% mais barato se comparado ao marketing tradicional, que vem se firmando como uma técnica cada vez mais ultrapassada.

marketing-de-atracao-inbound

Observação: O inbound marketing, mesmo sendo uma estratégia consideravelmente nova, já provou ser uma metodologia que funciona e entrega resultados mensuráveis para as empresas que o aplica. É importante lembrar que o trabalho de Inbound Marketing é contínuo e necessita de uma equipe ou agência especializada para executá-lo.

Sobre o autor

Marcos Paulo da Costa

Criador do portal Marketing Moderno, profissional de Marketing com experiência no ramo Imobiliário desde 2006 e Consultor de Marketing Digital desde 2012, com certificação de Inbound Marketing da HubSpot, focado em planejamento e gestão de marcas online. Experiência na área comercial e marketing, com desenvolvimento de produtos, planejamento comercial, relacionamento com o cliente, pesquisas, treinamento e liderança de equipes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *