Native ADS saiba o que é

133 Vizualizações Deixe um comentário

Ainda que você nunca tenha ouvido falar deste termo, é bem provável que você já tenha se deparado com um Native Ads enquanto navegava pela web.
Pense: Você estava lendo um artigo em um determinado site ou blog e, ao seu fim, viu outro conteúdo que complementava a leitura, e aí você clicou nele. Esta situação te parece familiar? Então você já vivenciou uma experiência com um Native Ad.

Mas afinal, o que é o Native Ads?

Para boa parte dos internautas, os anúncios são bastante incômodos, tanto por vir em grandes quantidades, de forma intrusiva, quanto por se tratarem de produtos/serviços que não possuem nenhum tipo de relação com suas necessidades.
É fato que este tipo de publicidade atrapalha a experiência do visitante, fazendo com que ele deixe imediatamente a página. Sendo assim, muito se questionava sobre como desenvolver propagandas que não comprometessem o usuário e ainda oferecessem algo de seu interesse. Foi aí que nasceu o Native Ads.
Também conhecido como Publicidade Nativa, trata-se de uma ferramenta cujo objetivo é entregar para um público em específico, anúncios relevantes de modo que não comprometam a sua experiência na página.
Embora estejam presentes nos sites, blogs e nas redes sociais, a estética dos Native Ads não remete a uma publicidade propriamente dita, assemelhando-se aos demais elementos da página. Com isso, os anúncios não geram o incômodo na navegação dos internautas, como a maioria dos anúncios.
Geralmente, o Native Ads surge como uma indicação de conteúdo em páginas de notícias e nas redes sociais. Além de aparecerem no meio das notícias de uma página, os anúncios também podem surgir na lateral de um texto ou no feed da home do site.
A Publicidade Nativa é bem menos invasiva do que as demais formas de anúncios, como os banners. Outra característica importante deste recurso é que, por possuir caráter informativo, ele tem mais chances de desenvolver uma importância significativa para os clientes em potencial.

Como fazer o planejamento de um Native Ads?

Para planejar uma campanha de Native Ads, é necessário pensar nos seguintes fatores:
1. Definição de público: Essencial para qualquer estratégia de marketing e divulgação, ao definir criar sua persona é preciso pensar em dados como idade, nível de escolaridade, localização, linguagem, objetivos e problemas. Desta forma, o retorno sobre a Publicidade Nativa será maior.

2. Abordagem de temas relevantes: Conhecer os assuntos considerados importantes para os seus usuários é uma etapa primordial no planejamento de um Native Ads. Pergunte-se o que seu público deseja saber e, quando obtiver a resposta, desenvolva o melhor material, bem estruturado e visualmente atrativo. Mas, tenha em mente que para gerar efeitos, os conteúdos devem solucionar os problemas de seu público.

3. Invista em plataformas certeiras: O Native Ads pode ser aplicado em sites, blogs e nas mídias sociais. Para saber qual canal de comunicação é mais assertivo para o seu anúncio, é importante pesquisar qual destas plataformas é mais utilizada pelos seus consumidores e potenciais consumidores. Lembre-se que cada canal possui um público distinto.

RELATED ITEMS
Sobre o autor

Marcos Paulo da Costa

Criador do portal Marketing Moderno, profissional de Marketing com experiência no ramo Imobiliário desde 2006 e Consultor de Marketing Digital desde 2012, com certificação de Inbound Marketing da HubSpot, focado em planejamento e gestão de marcas online. Experiência na área comercial e marketing, com desenvolvimento de produtos, planejamento comercial, relacionamento com o cliente, pesquisas, treinamento e liderança de equipes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *