O incrível Merchandising.

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“Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade”. Ta… e?
Vamos lá!
O merchandising é uma técnica de promoção inserida na comunicação de marketing, aplicado no PDV para estimular o consumidor à decisão final de compra. Mesmo que tenha chegado ao local com uma lista pronta na cabeça, o consumidor certamente irá escolher o produto que é visualmente mais atrativo, ou seja, que sua exposição esteja mais valorizada no ponto-de-venda. É nitidamente uma excelente técnica para impulsionar a venda. O objetivo é explorar o ponto de venda como principal fonte para conquistar os resultados.
Como o objetivo principal do merchandising é atrair o cliente, as empresas se utilizam de várias formas para expor o produto. Podemos dividir o merchandising em dois grupos: merchandising editorial e merchandising visual.
O Merchandising Editorial é a exibição de produtos em novelas, programas de TV, filmes e etc. Esse tipo de promoção é feita de maneira muito discreta e fazendo o consumidor ter contato com a marca ou produto de forma mais suave e menos brusca. Podemos sempre perceber que a atriz esta utilizando um determinado celular ou tomando um refrigerante de certa marca. Perceba no filme “O Espetacular Homem-Aranha 2” que em sua luta contra Electro vemos uma “enxurrada” de marcas expostas na Times Square.

Também podemos perceber no videoclipe “3” da cantora Britney Spears que ela usa nitidamente um dos perfumes de sua linha. Essa prática se tornou muito comum no âmbito musical, princialmente nos materiais de artistas “comerciais”, como é o caso da cantora.

Já o Merchandising Visual é a técnica de usar estratégias visuais para chamar a atenção do consumidor para o produto. Isso influencia bastante na compra daquele consumidor que só decide o que vai comprar no local de venda. Neste caso, essa estratégia de merchandising pode ser a decoração, degustação, distribuição de brindes e etc.

vitrine 1

vitrine 2

vitrine 3

 

Hoje, praticamente 70% dos produtos expostos na prateleira de um supermercado usam do merchandising para atrair sua atenção, então não se culpe quando chegar em sua casa e se perguntar “porque eu comprei isso?”. As técnicas de merchandising são surpreendentes, vale a pena colocar em pratica no seu negócio.

Sobre o autor

Philipe Piacery

Jovem empreendedor, criativo, comunicativo. Atuo a mais de 07 anos na área de Marketing Promocional. Hoje, alem de Analista de Marketing no ramo Imobiliário e Consultor de Marketing e colunista na revista OUSH Brasil, assumo também o cargo de CEO na Agencia Balaio de Gato, trabalhando com ações promocionais e eventos empresariais, mantendo parcerias com empresas como Cinesystem, BMW, Mini, CAIXA, Vivendi, TIM, Construtora Humberto Lôbo, Natura e etc.

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