O novo consumidor brasileiro! Sua história, seu comportamento e suas mudanças.

8707 Vizualizações Deixe um comentário

Antes de falar da mudança do comportamento do consumidor brasileiro, não tem como deixar de citar a historia da internet e seus avanços, pois ela tem uma participação fundamental no novo hábito de consumo das pessoas. Foi criada nos anos 60, no auge da Guerra Fria, quando a União Soviética e os Estados Unidos já entendiam a necessidade e importância de uma comunicação com eficácia, assim o governo dos Estados Unidos com o objetivo de descentralizar as informações do Pentágono as compartilhando com outros centros, criou a primeira rede de computadores interligados. Em 1992 foi criado o World Wide Web (www) e em 1994 a empresa Netscape Communication criou o protocolo HTTPS, possibilitando o envio de dados criptografados para transações comercias pela internet.

Nos anos 90 foi o grande Boom da internet no Brasil, quando ela verdadeiramente se tornou uma rede mundial de computadores e pessoas conectadas, assim trazendo para o mundo dos negócios uma grande novidade: o acesso instantâneo às informações sobre produtos e serviços.

Assim  iniciou a grande mudança no comportamento das pessoas e os grandes avanços na forma de se comunicar e consumir, o mundo ficou sem distâncias, foram criadas as redes sociais (orkut, facebook, twitter, linkedin, instagram e outras), os sites interativos, os e-commerce, os blogs pessoais e de vários assuntos de interesse do consumidor, os aplicativos de mensagens instantâneas de textos, vídeos e fotos, com isso o consumidor começa a ter as ferramentas para gerar sua própria mídia e expressar sua opinião e tudo isso cada dia  mais portátil e  instantâneo.

Os brasileiros estão entre os consumidores mais engajados na internet, 4 entre 10 dos consumidores brasileiro afirmam que usam as redes sociais para recomendar uma marca para amigos e parentes. A evolução do consumidor brasileiro vem desde os anos 50 até hoje, entenda um pouco o perfil do consumidor em cada década nesse infográfico:

Infográfico Consumidor Brasileiro

Hoje estamos na era do Marketing Moderno, os consumidores estão mais ativos, se unem independente da distância para conversar, lutar a favor de uma causa, criticar uma empresa, descobriram que em grupo podem mudar uma sociedade. O chamado Grau de Atividade do Consumidor evolui, hoje ele cria, curte, compartilha, twitta, posta, produz, sugere, PESQUISA, elogia, indica e principalmente reclama que é o grande perigo, se a empresa não faz esse monitoramento, uma reclamação nesse mundo moderno, conectado, pode gerar uma crise de marca. Quem não lembra dos casos da Brastemp e Renault? (veja aqui esses casos), a empresa hoje não controla mais oque vai para a mídia sobre sua marca, mas tem a obrigação de monitorar.

Um produto ou serviço personalizado, um atendimento de qualidade e um relacionamento com a marca, é uma exigência do consumidor de hoje, o exemplo de um consumidor de automóvel é bem claro para isso; ele quer entrar no site, escolher a cor do carro e os acessórios, quando for na concessionária quer um atendimento de um vendedor extremamente bem informado (mais do que ele consumidor, que já pesquisou)  e educado, quer ficar recebendo informações sobre o produto e se todas suas expectativas forem atendidas, ele quer compartilhar e indicar a marca para os amigos. Os consumidores já não são mais indivíduos isolados; agora, estão conectados uns aos outros. Suas decisões não são mais inconscientes; ao contrário, são bem fundamentadas em informações. Não são mais passivos; são ativos, oferecendo feedback útil às empresas.

O processo do consumidor pode começar online ou offline, mas, independente disso, ambos devem está integrados e interligados, o marketing digital influência o marketing tradicional e vice e vessa, as empresas que acham que seus consumidores não estão na internet porque não vendem pela internet, correm o risco de se surpreenderem muito, a empresa pode não esta na internet, mas seu consumidor está e muitas vezes seus concorrentes estão.

A marca que utilizam corretamente as novas ferramentas de comunicação, ofereçam produtos que atendam as expectativas e criem um relacionamento com esses novos consumidores, terão eles como sua maior mídia. Esse vídeo mostra bem esse novo processo de consumo e a importância que o cliente ganha nesse processo, se tornando um Advogado da Marca.

Sobre o autor

Marcos Paulo da Costa

Criador do portal Marketing Moderno, profissional de Marketing com experiência no ramo Imobiliário desde 2006 e Consultor de Marketing Digital desde 2012, com certificação da metodologia 8ps, focado em planejamento e gestão de marcas online. Experiência na área comercial e marketing, com desenvolvimento de produtos, planejamento comercial, relacionamento com o cliente, pesquisas, treinamento e liderança de equipes. Desenvolvedor e Presidente do Coliseu Extreme Fight, considerado o melhor evento de MMA do Brasil nos anos de 2014 e 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *