Entenda de uma vez o que é Marketing.

3590 Vizualizações 1 Comentário

Para começar, preciso explicar o que tecnicamente é o marketing. Segundo o “papa do marketing” Philip Kotler, “marketing é um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros”. Particularmente, acredito que o marketing seja uma pratica extremamente ligada a intuição, ao estado de espirito, até porque todo mundo tem um pouco de juiz de futebol, medico e “marketeiro” dentro de si.

71GH6k5YzAL._UX250_

Philip Kotler

Então, nosso dever é analisar o mercado, identificar as necessidades dele, encaminhar essas necessidades para a fabricação, agregar valor, depois vendê-lo para o cliente. É preciso também manter a relação de pós-venda.

O processo de agregação de valor a certo produto é bastante delicado, o cliente precisa entender que o valor cobrado é justo, baseado na importância atrelada e nas qualidades que ele vai ter quando adquirir. Sem falar nos benefícios emocionais e psicológicos, por exemplo, a preferência pela Coca-Cola diante de uma diversidade de refrigerantes, o brinquedo Peppa Pig que consegue ser muito mais legal do que qualquer outro brinquedo da prateleira.

N3dr54226(1)

Identificar e analisar o  público  alvo é extremamente importante, pois é para quem você vai vender. Devemos observar as características do seu produto como valor, qualidade, acessibilidade, entre outros, é através dessa analise que vamos identificar o perfil do cliente em potencial.

Além disso, existe um composto mercadológico conhecido como Marketing MIX, ou simplesmente 4Ps: Preço, Praça, Produto e Promoção, basicamente um conjunto de ferramentas para alcançar estratégias relacionadas ao mercado. Falo sobre isso em outra oportunidade.

Podemos pensar em uma guerra, sendo o marketing a principal arma dos exércitos. É preciso desenvolver produtos de qualidade, fidelizar os clientes, ter um atendimento excelente, porem se não ficar de olho no concorrente nada disso adiantaria. É preciso conhecê-lo para neutralizar seus ataques.

Makt_Terrorismo[1]

O marketing tem uma atuação muito ampla, conceitos específicos e bem direcionados para cada atividade, seja ele politico, pessoal, promocional, cultural, institucional, digital, social, entre outros.

Ou seja, o trabalho do marketing começa muito antes da fabricação do produto e continua muito depois da sua venda.

Sobre o autor

Philipe Piacery

Jovem empreendedor, criativo, comunicativo. Atuo a mais de 07 anos na área de Marketing Promocional. Hoje, alem de Analista de Marketing no ramo Imobiliário e Consultor de Marketing e colunista na revista OUSH Brasil, assumo também o cargo de CEO na Agencia Balaio de Gato, trabalhando com ações promocionais e eventos empresariais, mantendo parcerias com empresas como Cinesystem, BMW, Mini, CAIXA, Vivendi, TIM, Construtora Humberto Lôbo, Natura e etc.

1 Comentário
  1. Author Image

    leadloversmachine.net.br

    01/03/2016 às 19:16

    Excelente post, muito legal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *