SetorImob – Maior evento de Marketing e Mercado para o Setor Imobiliário tem sucesso de público.

1130 Vizualizações Deixe um comentário

O SetorImob – considerado o maior evento de marketing e mercado para o setor imobiliário de Alagoas – foi um grande sucesso de público, com mais de 250 participantes, entre corretores de imóveis, construtores, arquitetos, jornalistas e empresários ligados à construção civil e ao mercado imobiliário. O evento aconteceu no dia 22 de setembro, no Maceió Mar Hotel, no bairro de Ponta Verde, e contou com palestrantes de renome nacional e também de especialistas alagoanos.

A crise econômica e política que o país enfrenta, o avanço dos meios de comunicação e as novas tecnologias fizeram com que o consumidor brasileiro alterasse seus costumes e hábitos de consumo, e esses fatos motivaram a realização do SetorImob, segundo os organizadores.

Painel sobre o mercado imobiário de Alagoas com: Presidente do Creci-AL: Vilmar Pinto Presidente da Ademi-AL: Paulo Malgueiro Diretor do Sinduscon-AL: José Humberto Lôbo

Um dos pontos altos do evento foi o painel sobre o Mercado Imobiliário Alagoano, que teve como debatedores o presidente do Creci-AL, Vilmar Pinto; o  presidente da Ademi-AL, Paulo Malgueiro, e o diretor do Sinduscon-AL, José Humberto Lôbo.

O presidente do Creci-AL, Vilmar Pinto, disse que “o momento é de dificuldades, e não podemos negar o que está acontecendo. Mas tudo passa, e acredito que não vai demorar muito para acontecer o que estamos pretendendo que é a recuperação desse mercado”.

Segundo ele, a superação acontecerá a partir da criatividade. “Precisamos ser otimistas e fazer esse tipo de coisa que estamos fazendo aqui, num evento que traz o corretor de imóveis para que se qualifique, tenha mais oportunidades de conhecimento e possa atender os seus clientes com melhor qualidade”.

Vilmar Pinto, Cristiano Rabelo, Paulo Malgueiro e José Humberto Lôbo.
Vilmar Pinto, Cristiano Rabelo, Paulo Malgueiro e José Humberto Lôbo.

O diretor do Sinduscon/AL afirmou que o setor imobiliário está passando por um momento de transição, em função de toda a situação vivida pelo país, com muitas incertezas. “Temos que ultrapassar esse momento. Acredito muito que o mercado vai se recuperar, devido à nova estabilidade e de uma nova situação do país que observamos todos os dias, com forte tendência de melhoria”.

Ele aponta três situações decisivas para que o setor supere a crise. “Temos que passar por um aprendizado com muita informação. Esse é um momento de investimentos também, do governo, mas principalmente das empresas, internamente – de treinamento, na própria gestão, modos de controle, e novas tecnologias de construção mais eficientes. A terceira situação é a criatividade. Acho que esse é o ponto de partida de tudo, pois o momento é de reinvenção”, completou.

Paulo Malgueiro, presidente da Ademi/AL, considera que o atual momento gera muitas oportunidades para o consumidor, principalmente, porque o setor ainda tem certo estoque, pois está há algum tempo sem fazer lançamentos. “Existe estoque de apartamentos prontos que são uma oportunidade excelente para quem mora de aluguel, para quem é investidor. Quem mora de aluguel pode adquirir um imóvel já pronto imediatamente sem ter que continuar pagando o aluguel, enquanto o investidor compra, financia e paga o seu financiamento com o aluguel daquele imóvel”.

Para o mercado sair da crise, ele entende que é preciso introduzir cada vez mais inteligência, pesquisar o público consumidor que vai adquirir o imóvel, se tem o perfil para o produto e se existe demanda. “O mercado não está aquecido, como estava há alguns anos atrás; então hoje tudo tem que ser muito bem pensado, muito bem estudado para que o empreendimento tenha sucesso”.

O SetorImob trouxe, entre os palestrantes, Cristiano Rabelo, atualmente professor da Fundação Getúlio Vargas no MBA Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil e diretor de novos negócios da Prospecta Inteligência Imobiliária; Rafael Landa, com sete anos de experiência em Marketing imobiliário digital e fundador da The Wedge (Fifty), e Eduardo Sani, CEO e fundador da Uselink.com.br, consultoria com mais de 10 anos, especializada em Marketing Digital Imobiliário.

Rafael Landa, Vilmar Pinto e Eduardo Sani.
Rafael Landa, Vilmar Pinto e Eduardo Sani.

Na perspectiva de marketing digital, conforme Rafael Landa, o mercado imobiliário está reagindo no segundo semestre de 2016. “A gente tem percebido que os nossos clientes, tanto construtoras como imobiliárias, estão reagindo em relação a trazer novos clientes para os seus negócios; tem cliente comprando mais e alugando mais imóveis. O primeiro semestre foi mais de trabalho duro para manter o cliente na casa, e o segundo semestre está reagindo muito melhor”.

Eduardo Sani considera que nesse momento de dificuldades é que surgem as oportunidades. “Se a gente trabalhar da mesma forma que vínhamos trabalhando há anos, que era lançar, fazer uma propaganda e esperar a venda, não vamos vender”.

Ele alerta sobre a necessidade de estratégias novas. “Uma delas é trabalhar com a internet, é qualificar os corretores, e pensar no cliente final, porque existem muitas oportunidades, em virtude do déficit de habitação no Brasil. Tem gente buscando imóvel. O processo de compra se torna mais longo, porque existe a insegurança do povo brasileiro, mas existem muitas oportunidades”, salienta.

Cristiano Rabelo observa o atual momento com cautela. “Estamos iniciando uma virada de ciclo econômico. A retomada da economia se dará exatamente por conta da confiança. E cada vez mais, nós temos visto esse processo, com perspectiva de aceleração muito forte, ou seja, um desencadeamento muito rápido”.

Para ele, essa mudança de ciclo é um momento que temos que analisar, entender aquilo que deu errado, visualizar aquilo que deu certo e corrigir. “Sobretudo entender o mercado, para poder aproveitar o que há de melhor nesse mercado que é colocar produtos que sejam sustentáveis e sejam vendáveis”, concluiu.

SetorImob- Marketing I Mercado I Network

Autor: José Nunes

Fonte: Revista Construção Civil & Mercado Imobiliário

Sobre o autor

Marcos Paulo da Costa

Criador do portal Marketing Moderno, profissional de Marketing com experiência no ramo Imobiliário desde 2006 e Consultor de Marketing Digital desde 2012, com certificação de Inbound Marketing da HubSpot, focado em planejamento e gestão de marcas online. Experiência na área comercial e marketing, com desenvolvimento de produtos, planejamento comercial, relacionamento com o cliente, pesquisas, treinamento e liderança de equipes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *