
Estamos na época da explosão de redes sociais, mídias digitais, novas tecnologias e é comum ver muitas empresas entrando nesse mundo novo, do marketing moderno, algumas de uma forma não muito certa, as empresas se lançam e colocam suas campanhas e não se preocupam com o mais importante nesse novo mundo, o monitoramento e mensuração dos resultados.
O monitoramento é a forma de “Ouvir” o que seu consumidor tem a dizer é uma das etapas mais importantes do marketing. Somente fazendo isso você descobrirá de fato o que ele quer, do que ele gosta, como pensa, como se comporta e outras informações cruciais para prestar um serviço cada vez melhor e vender produtos cada vez mais adaptados a seu mercado.
Já foi o tempo que as empresas tinham controle absoluto do conteúdo exposto na “mídia”. Agora essa tarefa está nas mãos dos consumidores, que ele mesmo cria o conteúdo com sua opinião, avaliações e compartilha com outros usuários. Então esse é o principal motivo para se fazer um bom monitoramento de sua marca no mundo digital. O bom monitoramento traz varias vantagens para a empresa:
- Resposta rápida ao consumidor.
- Aprender sobre o público-alvo.
- Inovação em produtos e serviços.
- Posicionamento de marca mais eficaz
- Conhecer bem o que os consumidores querem.
- Também conhecer melhor a concorrência.
- Localizar os chamados “advogados de marca”.
- Otimizar os custos das campanhas.
Mais isso não é o bastante, também é preciso saber interpretar, analisar e depois ter condições de traçar estratégias visando melhorias em seus produtos e serviços.
Em outra oportunidades vou falar um pouco mais sobre mensuração dos resultados.
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